Confecção e homologação do Escudo e da Bandeira da Escola Inácio





O escudo da EEEFM INÁCIO DA CATINGUEIRA criado em 20 de Março de 2013 de autoria do Professor Gleidmar Barboza da Silva. Tem como base uma Águia bicéfala “águia de duas cabeças” símbolo presente na iconografia e heráldica de várias culturas indo-europeias e mesoamericanas (Do lado esquerdo de cor amarelo e do lado direito de cor verde), havendo em suas cabeças coroas com uma cruz cada (Simbolizando a fé cristã), as cores são invertidas expondo a dualidade de tudo o que existe no universo educacional (Inspirado no conceito de yin-yang). O lado esquerdo da águia segura um globo de cores branco, cinza e verde (Destaque para o mapa do Brasil exaltando o patriotismo e amor pelo nosso país, simbolizando as nossas matas e florestas) e o lado direito um livro de cor branco contorno preto. No peito da águia (Centro) há o escudo de cores branco, verde e amarelo. A forma do escudo é Escudo polaco/polonês ou russo (Estilo heráldica) escudo de ponta arredondada, com recortes arredondados simétricos nas laterais e na parte superior. No centro do escudo há um pandeiro de cores verde, amarelo e cinza (Simbolizando o poeta escravo Inácio da Catingueira precursor da Literatura de Cordel e filho ilustre da cidade), no centro do pandeiro as iniciais da escola de com branco. Entre as cabeças das águias as iniciais EEEFM (Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio) e entre o Globo Terrestre e o Livro o nome INÁCIO DA CATINGUEIRA, ambas de cor verde e contorno verde na fonte harrington.





A bandeira da EEEFM INÁCIO DA CATINGUEIRA é formada por um fundo verde, cortado por três cruzes sobrepostas de cores branca, verde e amarela (A cruz, simboliza o cristianismo,as três cores simbolizando a Trindade Santa) e apresenta-se estendida de uma extremidade à outra da bandeira com a parte vertical da cruz chegada à tralha (A tralha é a região da bandeira onde esta se prende ao mastro). No centro do escudo dois círculo sobreposto de cores verde e branco (Simbolizando a união e a continuidade). No centro do círculo há o escudo da escola.

ÁGUIA BICÉFALA
Simboliza o poder, a vitória, a prosperidade, o domínio, a benignidade, a nobreza e a visão de um lado para o mundo e o outro para o conhecimento.
COROA
Simboliza soberania, autoridade, riqueza na educação.
CRUZES NAS COROAS
Simboliza a fé, o cristianismo.
DOIS CÍRCULOS SOBREPOSTOS NA BANDEIRA
Simboliza a união entre aluno/professor e professor/aluno, a continuidade da educação, do saber e do conhecimento.
ESCUDO - PROTEÇÃO
O escudo significa: proteção. Na Bíblia, Deus é frequentemente chamado de “Escudo de Seu Povo”. “Não temas, Eu sou teu escudo.” Gênesis 15,01” .
GLOBO TERRESTRE
Simboliza as conquistas no mundo moderno e globalizado.
LIVRO
Simboliza o conhecimento, a educação, educadores e alunos.
PANDEIRO
Simboliza a cultura do poeta escravo Inácio da Catingueira.
TRÊS CRUZES SOBREPOSTAS NA BANDEIRA
Simboliza a Trindade Santa.
COR VERDE – representando a esperança no futuro de cada estudante que faz parte da Instituição;
COR AMARELA – representa o brilho sol nascente visto que a escola fica de frente ao nascer do sol;
COR BRACO – representando a paz.




OBSERVAÇÃO

     Aprovação pelo Congresso Nacional do Acordo Brasil-Santa Sé, assinado pelo Executivo em novembro de 2008. O acordo cria novo dispositivo, discordante da LDB em vigor:
     "Art. 11 - A República Federativa do Brasil, em observância ao direito de liberdade religiosa, da diversidade cultural e da pluralidade confessional do País, respeita a importância do ensino religioso em vista da formação integral da pessoa. §1º. O ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, em conformidade com a Constituição e as outras leis vigentes, sem qualquer forma de discriminação".




Comentários

  1. "A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam."
    (Auguste Rodin)
    Vocês do Inácio estão de parabêns pela criatividade e bom gosto. "Abbasmors-Goiás"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

1ª Gincana Cultural - Consciência Negra e Centenário de Luiz Gonzaga