OBSERVAÇÃO: Essa peça foi escrita para uma apresentação para aula da Professora de Português Nadesda Nádja onde alguns membros do Projeto Pi Cênico encenou.






ÂNCORA 1- Boa noite! Esta no ar...

ÂNCORA 2- No mar...

ÂNCORA 3- Na Terra...

ÂNCORA 1- O seu...

ÂNCORA 2- O nosso...

ÂNCORA 3- Jornal IC.

OBSERVAÇÃO: Nesse momento, o ÂNCORA 1,  pega dois prato e bate um no outro perto dos outros ÂNCORAS.

ÂNCORA 1- Foi mal ai gente! O cara lá de cima me mandou fazer isso...

ÂNCORA 2 e 3-  DEUS!!!!!!!

ÂNCORA 1-Não doidos o cara....

ÂNCORA 2 e 3-  Roberto Carlos....

ÂNCORA 1-  O cara que fica no som me falou que a radiola queimou e toca fitas tava engolindo as fitas das vinhetas...

ÂNCORA 2- Da Vinheta....  desde de quando ela tá trabalhando aqui?

ÂNCORA 3- Oh idiota é a mulher do cafezinho...

ÂNCORA 2- Ah! Assim tudo bem...

ÂNCORA 1- (Gritando) Tá tudo bem nada... Vinheta é a música da abridura do jornal.

ÂNCORA 2 e 3-  (Espantados e repetindo varias vezes) ABRIDURA!!!

ÂNCORA 3- Peraí, peraí... Na frente da professora de portugês (Nome da professora ou professor)...

ÂNCORA 2- ( Imitando Chaves) Abrindo e peraí ... (Rindo) Que burros professora, Dá zero pra eles! (Olhando para os outros âncoras) Vocês (Soletrando) INERGUMES...

ÂNCORA 1 E 3- (Da uma pequena pausa e olha para a professora ou professor) Dá zero pra ele também professora....

ÂNCORA 1-  (Pega os dois prato e bate um no outro perto dos outros âncoras) Vamos parar com a zorra... Vamos para as noticias de ontem, de hoje e de amanhã.

ÂNCORA 2- Seca faz aumentar o preço de piabas no Açude Cachoeira do Cego.

ÂNCORA 1- (Calmamente) Tá mermo meu irmão, comprei cinco piabinha mixuruca por dez contos... Era tão mixuruca que quando assei pareceu mais um amendoim torrado.

ÂNCORA 3- Criança morre de susto por não saber o que era um trovão.

ÂNCORA 1- Ele pensou que o mundo tava se acabando... Só pode ser... Um dia desse eu quase caguei nas causas... na verdade eu caguei mas eu não conto isso a ninguém.

ÂNCORA 2- A cidade de Emas decreta calamidade publica pelo aumento da temperatura e pela a falta de água.

ÂNCORA 1-  O muido é grande! Os cidadãos de Emas reclama, da falta de ajuda da Capital Catingueira e por fechar as comportas do açude Cachoeira do Cego.

ÂNCORA 3-  Ciclone causa estragos no quintal de dona Já Foi Tarde de Mais.
ÂNCORA 1- Vuou caco de veia pra tudo que era lado. A chapa dela caiu lá na calçada de casa e olha que ela morra lá na Mina do Ouro e eu no Condado.

ÂNCORA 2 e 3- Agora vamos para os nossos patrocinadores e voltamos em instante.

PATROCINADOR (A)- (Alegremente) FEIJÃO FURADINHO  Aquele que é durinho e gostozinho... Você dona de casa quando for ao mercado compre nosso feijão ele apenas dura duas semanas no fogo, e não é só isso ele bom pra fazer cação, é bom pra matar passarinho da balinheira. E o melhor é que não tem gurgui... Não esqueça compre FEIJÃO FURADINHO  Aquele que é durinho e gostozinho.

ÂNCORA 2- Seca faz aumentar o preço de piabas no Açude Cachoeira do Cego... Vamos agora ao vivo com o(a) Repórter (Nó Cego)... É com você nó cego.

NÓ CEGO- Estamos aqui com o comerciante Doquinha representante dos piabeiros... Doquinha Por que o aumento exorbitante do preço das piabas?

DOQUINHA- (Com raiva) Olha meu filho você que o que? Ladrão não viu... Ladrão é a sua avó....

NÓ CEGO- Mas eu não disse nada!
DOQUINHA- Cala essa sua boca... você agora vai me escutar. Foi por causa da estiagem e a estiagem é o fenômeno que ocorre num intervalo de tempo, eu não tenho culpa disso não meu filho. Só sei que a estiagem não é permanente. Este fenômeno provoca desequilíbrios hidrológicos muito importantes. Os açudes secos como os peixes faz... (Gestos com as mãos sugerindo um ato sexual) “Aquilo”. Ai não tem outro jeito vedemos o que tem  pelo preço que queremos e não quer então “pega o beco”.

NÓ CEGO- (Imitando Chaves) Tá bom, mas não se irrite! Nó Cego para o Jornal IC.
ÂNCORA 1-  Êita mulesta, o piabeiro quase dava uma peia no Nó Cego... Cabra frouxo da gota serena, parece que nasceu de um peido.

ÂNCORA 2-  Criança morre de susto por não saber o que era um trovão. Vamos agora ao vivo com o(a) Repórter (Valei me Deus)... É com você Valei me Deus.
VALEI -ME DEUS- Valei me Deus! Tá lá o corpo estendido no canto o menino se borrou todo quando ouviu pela primeira vez um trovão... Aqui comigo o Pluviômetro Doquinha.

DOQUINHA- (Cantando) Olha eu aqui de novo...

ÂNCORAS- (Cantando) Xaxado!

OBSERVAÇÃO: Repete duas vezes.

DOQUINHA- Vou ser logo direto. Dentro de uma  tempestade coexistem movimentos verticais ascendentes e descendentes intensos, o que gera muita turbulência, mistura e entranhamento de ar pelo topo da tempestade a medida que ela cresce, e as trovoadas é uma de suas consequências naturais e é normal a gente se cagar todo quando ouve um trovão mesmo.Eu mesmo depois da cuva de ontem eu quase morria de um...

 VALEI -ME DEUS- (Ancioso) E ai!?

DOQUINHA- Me lembrei que foi só um peido que saiu de condicional por bom comportamento (Risos).

VALEI -ME DEUS- Com uma dessa, Valei me Deus para o Jornal IC.

ÂNCORA 1- Vamos par a previsão do tempo, é com você Mardita.

MARDITA- Devido as taxas de variação da pressão atmosférica há pancadas de cuvas no sítios Malícia, Ramada e Castelo. Nublado e parcialmente nublado nos sítios Flamengo, Poção, Pocinho, Condado, Saco Grande e da Boa Vista. Vai fazer sol nos sítios Goiabeira, Cacimbas, Tapera, Curtume, Riacho de Cabra.
Já na grande metrópole Catingueira tempestades com raios no Olho D’água e bairros circunvizinhos... Frio intenso na Rua da Cerâmica e bairros circunvizinhos... Alerta de Tsunami no Açude do Prefeito, então os moradores da Vila da Cruz deve se locomover com cuidado e calmamente para a Quadra de Esporte Djalma Leite onde estarão bem estalados, já que o tsunami vai atingir às 10 horas no horário de Catingueira. Nos outros Bairros Sol aberto chegando aos 60º nos fornos das padarias. Mardita para o Jornal IC.

ÂNCORA 2-  Vamos ao vivo com o(a) repórter Furo de última hora com um furo de última hora. Vai Furo...
FURO DE ÚLTIMA HORA- Estamos aqui no Supremo Tribunal de Justiça Federal em Catingueira para divulgar a ação judicial dos roceiros contra a seca.

ROCEIRO- Pra nóis chega! Nóis tá butano a Dona Seca na justiça pru modes que não dá mais pra aguentar essa pindaíba. Ela tá butano cupa nessa tal de precipitação de chuva e na evapotranspiração que quer ficar permante em nossa região. Nóis não aceita esse povo aqui esse povo do Sul é fogado. Nóis que A Senhora Chuva devota, ela é que é gente da gente e ponto finar. Nós tamos quereno justiça nosso adevogados disse que uma luta da bichiga mas nóis samos forte.

FURO DE ÚLTIMA HORA- Furo de última hora para o Jornal IC.
ÂNCORA 3- Ciclone causa estragos no quintal de dona Já Foi Tarde de Mais. Vamos ao vivo com o(a) reporte Ta doido é (Os ancoras cantam). Vai doido.

TA DOIDO É- Estamos aqui no que restou da casa da finada Dona Já Foi Tarde de Mais, com mais explicação Dr. Doquinha.
DOQUINHA- Trovoadas e chuvas torrenciais estão frequentemente associados a ciclones tropicais. É uma grande perturbação na atmosfera terrestre. É um sistema formado por grandes tempestades e é caracterizada por ser uma região onde a pressão atmosférica é significativamente menor e a temperatura é ligeiramente maior do que suas vizinhanças por isso foi distroço de veia pra tudo que lado.

TA DOIDO É- (Cantando) Ta doido é, Ta doido é...

DOQUINHA- Sabe de uma coisa eu vou te apresentar o meu amigo Marmelorio no Lomborio (Pega um pedaço de pau)

TA DOIDO É- Marmelorio no Lomborio?

DOQUINHA- Marmelo no seu lombo cara de fuinha... corre o que o pau vai comer de esmola!

TA DOIDO É- (Sai correndo em direção dos âncoras) Socorro me acuda!!!!!
Âncoras- Bênça Mãe, bênça Pai. (Correndo) Corre cabada.

AUTORES: GLEIDMAR BARBOZA  E JOÃO FILOMENO DA SILVA NETO MEMBRO DO PROJETO..
 

Comentários

  1. Gostei muito dessa peça. Que legal ter um grupo de teatro na escola. Na minha bem que deveria ter uma! Estudo no Maria Celeste e já espero o dia em que vou pra o Inácio. 2014 tô ai.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção e homologação do Escudo e da Bandeira da Escola Inácio

1ª Gincana Cultural - Consciência Negra e Centenário de Luiz Gonzaga