Planejamento


Imagem da Internet


Hoje, 01 de agosto de 2012, houve reunião com o NAP ( Núcleo de Ações Pedagógicas), com todos os professores das áreas de ensino do fundamental ao médio.
Foi abordado de início, a temática Planejamento, discutidos os pontos:
  • Diagnose;
  • Ações;
  • Análise;
  • acompanhamento.
Não adianta simplesmente ser Educador, é preciso EDUCAR.
E para isso é fundamental o quesito MOTIVAÇÃO, que se liga a: conhecimento, destreza, decisão e auto estima.

Foram discutidos alguns problemas internos, metodologias, soluções, o desenrolar do programa primeiros Saberes.
Leitura de um poema de Fernando Pessoa, citado numa postagem anterior a esta. Encerrando com um video reflexivo.

E para refletir, fica o texto:

"Ser um professor de sucesso - um Superprofessor - significa:

1. Partilhar um espírito alegre e entusiasmado.

2. Saber que aprender é um processo afectivo, e que se deve dar prioridade às emoções envolvidas na aprendizagem.

3. Gostar daquilo que faz e ter prazer em estar com os seus alunos.

4. Inspirar e motivar alunos e colegas.

5. Conseguir ligar o que ensina à vida real e aos interesses dos alunos.

6. Conhecer cada aluno de forma individualizada.

7. Ter alunos com um bom desempenho, dentro das capacidades que possuem.

8. Ter alunos felizes, que sorriem, que brincam, que têm sentido de humor e que gostam de estar na sala de aula.

9. Ter alunos que o/a admiram e que não têm "medo" de si nem o/a desrespeitam.

10. Ser um modelo positivo e credível, ou seja, alguém que alunos e colegas gostam de imitar.

11. Conseguir estabelecer um bom diálogo, pais-professor-aluno-escola.

12. Gostar tanto de ensinar como de aprender, e ter vontade de saber sempre mais.

13. Ter alunos que se entreajudam, tanto nos aspectos escolares como nas relações sociais.

14. Ter turmas que não têm nenhum aluno "excluído" ou posto à margem.

15. Ter alunos reflexivos, participativos e criativos, que falam, expõem as suas ideias e o/a confrontam de forma saudável.

16. Ter alunos que lhe oferecem uma flor, lhe dão um beijo/abraço, lhe mostram os seus poemas ou, de qualquer outra forma, consigo partilham o seu mais profundo sentir.

17. Ter alunos que, já adultos, lhe vêm agradecer aquilo que lhes ensinou.

18. Ter alunos que escolhem ser professores no futuro por causa da forma fantástica como desempenha a sua função.

19. Ter alunos que, daqui a muitos anos, num qualquer debate ou conversa, vão usar as memórias que guardaram de si como um dos mais positivos exemplos de doação pessoal e envolvimento profissional."

In Educar para o Optimismo
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção e homologação do Escudo e da Bandeira da Escola Inácio

II TORNEIO DE DAMAS DA EEIC REALIZADA PELO PROJETO PI CÊNICO

1ª Gincana Cultural - Consciência Negra e Centenário de Luiz Gonzaga